Scroll Top

7 Passos para definir seu nicho de mercado

Porque definir seu nicho de mercado? Imagine se você tem uma grande ideia para um negócio, mas você não está pronto para inicia-lo ainda. Antes de ir mais longe, o próximo passo é descobrir quem é o seu mercado. Existem dois mercados básicas para um negocio de  vendas:

  • Consumidores
  • Empresas

Esta divisão e bastante óbvia. Por exemplo, se você está vendendo roupas femininas a partir de uma loja de varejo, o seu mercado alvo é o consumidor; se você está vendendo material de escritório, o seu mercado alvo são as empresas.

Nenhuma empresa, particularmente uma pequena empresa pode oferecer tudo para seu clientes. Portanto deve se filtrar seu alvo, definir seu nicho de mercado. Este processo é conhecido como a criação de um nicho e é a chave para o sucesso, mesmo para as maiores empresas. Walmart e Tiffany são ambos os varejistas, mas eles têm inúmeros nichos diferente: Walmart tende a negociar com grandes compradores, enquanto Tiffany agrada aos consumidores de jóias de luxo.

definir seu nicho de mercado

definir seu nicho de mercado

7 Passos para definir seu nicho de mercado:

1. Faça uma lista de desejos .
Com quem você quer fazer negócios? Seja o mais específico possível. Identificar a distribuição geográfica e os tipos de negócios ou clientes que você quer para seu negocio. Se você não sabe com quem você quer fazer negócios, você não fará contato. “É preciso reconhecer que você não pode fazer negócios com todos”. Caso contrário, você corre o risco de esgotar-se e confundir seus clientes.

2. Foco.

Mantenha bem claro o que você quer vender, lembrando que:

a) você não vender para todas as pessoas e

b) menor é maior.

Faça uma lista de coisas que você faz melhor e as competências implícitas em cada um deles. Procure por padrões que revelam seu estilo ou abordagem para resolver problemas. Seu nicho deve surgir naturalmente os seus interesses e experiência. Por exemplo, se você passou 10 anos trabalhando em uma empresa de consultoria, mas também passou 10 anos trabalhando para uma empresa de pequeno porte, de propriedade familiar, você pode decidir começar uma empresa de consultoria especializada em pequenas empresas, de propriedade familiar.

definir seu nicho de mercado - foco

definir seu nicho de mercado – foco

3. Descreva a visão do mundo do cliente.

Faça aos outros o que eles fariam para si mesmos” Quando você olha para o mundo a partir da perspectiva de seus potenciais clientes, você pode identificar as suas necessidades ou desejos. A melhor maneira de fazer isso é falar com potenciais clientes e identificar as suas principais preocupações.

4. Sintetizar.

Nesta fase, o seu nicho deve começar a tomar forma com as ideias e necessidades do cliente. Um bom nicho tem quatro qualidades:

  1. Ele leva você onde você quer ir, em outras palavras, ele está de acordo com a sua visão de longo prazo.
  2. Alguém mais quer, ou seja, os clientes.
  3. É cuidadosamente planejado.
  4. Ele evolui, permitindo-lhe desenvolver diferentes centros de lucro e ainda mantem o negocio, garantindo assim o sucesso a longo prazo.

5. Avaliar.

Agora é hora de avaliar o seu produto proposto ou serviço contra os quatro critérios no Passo 4. Talvez você descobra que o nicho que você tinha em mente exija mais viagens de negócios do que o que você estava programado. Isso significa que ele não cumpre um dos critérios acima, ele não vai levá-lo onde você quer ir. Então, deve-se desfazer-se, e passar para a próxima ideia.

definir seu nicho de mercado - avaliar

definir seu nicho de mercado – avaliar

6. Teste.

Depois de definir seu nicho de mercado e ter um bom jogo entre o nicho e produto, faça o teste de mercado. “De às pessoas a oportunidade de comprar o seu produto ou serviço. Isto pode ser feito através da oferta de amostras, tais como um mini-seminário gratuito ou uma cópia de amostra do seu boletim informativo.

7. Vá em frente!

É hora de implementar a sua ideia. Para muitos empresários, esta é a fase mais difícil. Mas não tenha medo: Se você fez sua lição de casa, entrar no mercado será um risco calculado, não apenas um jogo.

Se você gostou do artigo ou quer saber mais sobre diversas ferramentas que auxiliam a descobrir o nicho perfeito para o seu mercado, confira o Livro digital Enigma do Nicho Perfeito- O Segredo dos Empreendedores Digitais, este livro conta com diversas dicas valiosas para definir um bom nicho de mercado.

Sua Ideia de Negócio É Lucrativa?
Saiba quais são as 4 perguntas poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais... PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.