Como criar um Ebook do início ao fim [Modelos gratuitos de Ebook]

Ebook é um “livro eletrônico” usado em computador, dispositivo móvel ou leitor de ebook para exibir textos longos em formato de livro. Os e-books possuem várias “páginas” digitais pelas quais as pessoas podem navegar e geralmente são compactadas como um documento PDF, para que possam ser facilmente enviadas por e-mail ou disponibilizados para download.

Clique aqui para baixar nossa coleção de modelos de e-book personalizáveis.

Ou Clique aqui para criar e-books online.Como criar um Ebook do início ao fim [Modelos gratuitos de Ebook]

Como um Ebook é estruturado?

Não existe uma regra definida para organizar seu conteúdo em um e-book. Geralmente imita a estrutura de um romance ou livro (dependendo do que você está escrevendo). Mas, existem alguns aspectos de um e-book que você deve aderir.

Ebooks têm um sistema de capítulos e imagens de apoio. Semelhante a uma postagem em blog, eles também se saem bem ao segmentar ainda mais o texto com subtítulos que dividem a discussão em seções específicas.

Se você está escrevendo sobre esportes profissionais, por exemplo, e um dos seus capítulos é sobre campeonato brasileiro de futebol, convém estabelecer sub-capítulos sobre as várias equipes pertencentes a este campeonato.

Que conteúdo pode ter um Ebook?

Qualquer coisa. Bem, dentro da razão. Os e-books são simplesmente a maneira de entregar muitas informações de uma forma que seus leitores em potencial estejam mais dispostos a lê-las.

Uma empresa ambiental pode escrever um ebook sobre conservação da água.

Independentemente do assunto do seu e-book, a pesquisa é uma parte significativa da criação do e-book. Diferentemente do conteúdo de formato curto, como artigos e vídeos, o conteúdo de um e-book é baseado em confiança e evidência.

Um usuário que obtém (ou solicita acesso) ao seu e-book deseja a história completa, não apenas os tópicos. Isso inclui todo o conteúdo e testes que você passou para produzir o e-book.

Em quais formatos de arquivo você pode salvar um Ebook?

Ebooks podem ser salvos em vários formatos. Dependendo do seu usuário final, você pode encontrar um uso para qualquer um dos seguintes tipos de arquivo:

PDF

Os PDFs provavelmente são o tipo de arquivo mais conhecido. A extensão “PDF” significa “Portable Document Format” e é melhor para e-books que devem ser lidos em um computador (profissionais de marketing digital, você deve se lembrar deste). Falaremos mais sobre como salvar seu e-book como PDF posteriormente neste artigo.

EPUB

Esse tipo de arquivo significa “Publicação eletrônica” e são os formatos de e-livro mais flexíveis. Com isso, quero dizer que os e-books do EPUB podem “refluir” seu texto para se adaptar a vários dispositivos móveis e tablets, permitindo que o texto do e-book mova e desative páginas diferentes com base no tamanho do dispositivo em que o usuário está lendo o e-book.

Eles são particularmente úteis para visualização em telas menores , como smartphones.

AZW

Este é um tipo de arquivo de ebook projetado para o Kindle , um dispositivo de e-reader da Amazon. No entanto, os usuários também podem abrir esse formato de arquivo em smartphones, tablets e computadores.

Você pode editar um e-book?

Não. Um e-book não pode ser editado depois de ser salvo em um dos formatos de arquivo descritos acima, portanto, é melhor garantir que você tenha uma versão editável salva em um programa como o Microsoft Word.

Mas por que você gostaria que seu e-book fosse editável? Tornar os e-books não editáveis ​​garante que o conteúdo permaneça inalterado – tanto o formato quanto as informações -, pois é compartilhado entre vários usos.

Você pode editar e-books se eles forem salvos usando um PDF editável, um recurso específico do Adobe Acrobat – o programa básico do tipo de arquivo PDF.

Como você lê um Ebook?

Você pode ler um ebook em muitos dispositivos diferentes: iPhone, smartphones Android, Macbook, PC e e-readers, como o Nook e o Kindle. Os dois últimos dispositivos são normalmente usados ​​para ler romances em formato digital.

Os proprietários do Nook e do Kindle podem armazenar milhares de livros (literalmente) em um único Nook ou Kindle.

Mas fazer um ebook pode dar um pouco de trabalho. Você não apenas precisa escrever o conteúdo, mas também precisa projetá-lo e formatá-lo em um documento com aparência profissional que as pessoas desejem baixar e ler.

Neste post, mostraremos os detalhes da criação de um e-book.

E se você está preocupado com a falta de habilidades de design, não se preocupe…

Pegue aqui nossos modelos gratuitos de e-book.

Pronto para fazer um ebook? Ótimo – vamos lá.

Como escrever um Ebook

  1. Escolha um tópico que corresponda às necessidades do seu público.
  2. Descreva cada capítulo do seu e-book.
  3. Divida cada capítulo enquanto escreve.
  4. Crie seu ebook.
  5. Use as cores certas.
  6. Incorpore recursos visuais.
  7. Destaque citações ou estatísticas.
  8. Coloque frases de CTA apropriadas no seu e-livro.
  9. Converta-o em PDF.
  10. Crie uma página de destino dedicada para o seu e-book.
  11. Promova seu ebook e acompanhe seu sucesso.

1. Escolha um tópico que corresponda às necessidades do seu público

Digamos que o objetivo do seu e-book é gerar leads; portanto, escolha um tópico que facilite ao cliente em potencial o download do seu e-book.

Isso significa que seu e-book não deve se desviar muito dos tópicos abordados em seus outros canais de marketing de conteúdo.

Em vez disso, é a sua oportunidade de mergulhar profundamente em um assunto que você abordou levemente até agora, mas algo que seu público sabe que precisa aprender mais.

Para que sua criatividade flua, aqui estão alguns exemplos de títulos de e-books a serem considerados.

  • X práticas recomendadas para [Assunto do e-book]
  • Uma introdução a [Assunto do e-book]
  • X Perguntas comuns sobre [Assunto do e-book] respondidas
  • X Estatísticas [Assunto do e-book] para melhor tomada de decisão
  • Aprenda com os melhores: X [Assunto do e-book] Especialistas compartilham ideias

2. Descreva cada capítulo do seu e-book.

A introdução ao seu ebook deve definir o cenário para o conteúdo do seu ebook e atrair o leitor. O que você abordará no seu ebook? Como o leitor se beneficiará da leitura?

Alguns criadores de e-books dizem que um e-book é simplesmente uma série de postagens de blog costuradas. Embora eu concorde que você deva tratar cada capítulo como um post individual, os capítulos do seu e-book também devem fluir fluidamente de um para o outro.

A melhor maneira de descrever seu e-book é pensando nele como um curso intensivo sobre o tópico relevante  que você selecionou.

Escreva o que é necessário para educar efetivamente seu público-alvo sobre o tópico selecionado . Se isso requer cinco páginas, ótimo! Se isso requer 30 páginas, que assim seja. Só não desperdice palavras pensando que você precisa escrever um ebook longo.

3. Divida cada capítulo enquanto escreve.

Comece a escrever! Aqui, você pode abordar cada capítulo da maneira que escreveria uma longa postagem no seu blog – compartimentando cada capítulo em seções menores.

Isso ajuda você a escrever de maneira simples e clara, em vez de tentar usar uma linguagem sofisticada para transmitir cada ponto.

É a maneira mais eficaz de educar os leitores e ajudá-los a entender o novo material que você está fornecendo.

Certifique-se de manter uma estrutura consistente ao longo de cada capítulo também. Isso ajuda a estabelecer transições naturais entre cada capítulo, para que haja uma progressão clara de um capítulo para o outro (simplesmente juntar as postagens do blog pode tirar essa qualidade).

Deseja ter certeza de que está mantendo seu e-book interessante para os leitores?

Aqui estão algumas dicas importantes a serem lembradas:

  • Use palavras-chave no título que enfatizem o valor da sua oferta.
  • Mantenha seu formato consistente para criar um modelo mental para os leitores aprimorar sua compreensão do material.
  • Quando apropriado, use formatação – como listas com marcadores, texto em negrito, itálico e alterações no tamanho da fonte – para atrair a atenção das pessoas para o seu conteúdo mais importante ou enfatizar certos pontos que você deseja que os leitores se lembrem.

4. Crie seu ebook.

Nossos modelos de e-book para download são oferecidos no PowerPoint.

Você notará que só temos uma “página de capítulo” no modelo (slide). Para criar páginas de capítulos adicionais, ou qualquer página, clique com o botão direito do mouse no slide e escolha Duplicar slide . Isso fará uma cópia do seu slide e permitirá que você arraste-o para o local apropriado no seu e-book pela barra lateral ou pela seção Classificador de slides do PowerPoint.

Você pode personalizá-lo para os capítulos subsequentes.

5. Use as cores certas.

Será que, nossos modelos de e-book gratuitos correspondiam magicamente às cores da sua marca. Provavelmente não; é aqui que você pode personalizar verdadeiramente seu trabalho.

No entanto, como os e-books oferecem mais espaço para cores do que seu logotipo ou site, é uma boa idéia considerar cores secundárias da sua marca.

6. Incorpore recursos visuais.

É difícil encaixar imagens e gráficos nos e-books. A chave para fazê-los encaixar bem é considerá-los complementares à sua escrita.

Se você adicioná-los durante ou depois de terminar de escrever a cópia do seu e-book, seu visual deve servir para destacar um ponto importante que você está fazendo ou contruir o significado de um conceito de uma maneira visual fácil de entender.

As imagens não deverem estar lá apenas para deixar o visual dos e-books bonitos. Em vez disso, eles devem ser usadas ​​para melhorar a compreensão do leitor sobre o material que você está cobrindo.

Se você precisar de ajuda para reunir imagens, temos três diretórios de imagens gratuitas que podem ajudá-lo ao longo do caminho:

7. Destaque citações ou estatísticas.

Outra maneira de aprimorar seu e-book é destacando citações ou estatísticas em seu design. Apenas certifique-se de que a citação ou estatística que você está usando realmente agrega valor ao conteúdo.

8. Coloque frases de CTA apropriadas no seu e-livro.

Pense em como chegou aqui – você clicou em uma frase de ação (CTA) em um email, em uma postagem de mídia social ou em outro lugar. Um CTA é um link ou objeto visual que leva o visitante a clicar e chegar em uma página de destino que os envolva ainda mais.

Por exemplo, um CTA pode levar a outra oferta, à página de registro da sua conferência anual ou até a uma página de produto.

Dependendo da próxima ação, os CTAs podem ser um retângulo em linha ou uma página inteira promovendo a próxima oferta.

Para hiperlinkar o CTA no seu e-book (ou qualquer imagem ou texto no seu e-book) para o URL de destino, basta ir para Inserir >> Hiperlink no PowerPoint.

9. Converta-o em um PDF.

Depois de terminar de escrever seu e-book, é hora de convertê-lo no tipo de arquivo certo, para que seja transferível de você para o destinatário.

Para converter seu ebook em PDF, clique em Arquivo >> Salvar como, selecione PDF e selecione um destino no seu computador para este novo arquivo.

10. Crie uma página de destino dedicada para o seu e-book.

Seu e-book deve estar disponível para download em uma página de destino no seu site. Uma página de destino é uma página da web que promove / descreve sua oferta e fornece um formulário que os visitantes precisam preencher com suas informações de contato para acessar seu e-book.

11. Promova seu ebook e acompanhe seu sucesso.

Depois que sua página de destino estiver configurada, você poderá usar essa URL de destino para promover seu e-book nos canais de marketing.

Aqui estão cinco maneiras de fazer isso:

Promova seu ebook através do seu blog. Por exemplo, considere publicar um trecho do seu ebook como uma postagem no blog.

Ou escreva um artigo sobre o mesmo assunto do seu e-book e vincule-o ao final da sua postagem usando uma frase de ação para incentivar os leitores a clicar e ir para pagina de destino do seu ebook.

Publique postagens nas mídias sociais com um link para seu e-book. Você também pode aumentar os compartilhamentos sociais criando botões de compartilhamento de mídia social em seu e-book.

Depois que seu conteúdo for lançado e promovido em seus canais, você também precisará de análises para medir o sucesso do seu e-book.

Por exemplo, você deve ter análises da página de destino que fornecem informações sobre quantas pessoas baixaram seu e-book. Utilize o Google Analytics para fazer estas analises.

Conclusão:

Criar um ebook é uma ótima maneira de divulgar uma idéia, vender um produto, atrair clientes e seguidores.

Neste artigo disponibilizamos dicas para ajuda-lo a criar o seu e-book, disponibilizamos os nosso modelos gratuitos, faça o download aqui, e também indicamos a ferramenta online de criação de e books online.

Aproveite estas dicas e crie o seu e-book agora mesmo, e deixe o link da pagina de downloads nos comentários ok.

Idéias de negócios mais quentes:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.