Scroll Top

Como Fazer Sabão Liquido

Você já deve saber que o óleo de cozinha, após utilizado, ainda tem uma finalidade (por sua vez, sustentável): ele é um dos principais ingredientes para a confecção de sabão líquido. E se você também estiver pensando em economizar ao mesmo tempo em que contribui com o meio ambiente, confira neste artigo quais são os materiais que você vai precisar e um passo a passo para a confecção de sabão líquido.

Material utilizado para Fazer Sabão Liquido

Para a composição de sabão líquido, você vai precisar dos seguintes materiais, levando-se em consideração a quantidade de 1 litro de óleo de cozinha utilizado, ingrediente fundamental para a fabricação:

– 130g de soda cáustica com pelo menos 97% de pureza;
– 30ml de vinagre branco;
– 150ml de água;
– Quatro litros de água;
– 100ml de álcool natural (como álcool da ilha, por exemplo).

Se preferir, também é possível adicionar 40ml de óleos essenciais (como de amêndoas ou lavanda, por exemplo) e 40g de corante para um resultado mais profissional.

Ver todas as receitas de produtos de limpeza ←

Como Fazer Sabão Liquido

Modo de preparo do sabão líquido

Comece esquentando os 4 litros de água até que ela fique morna, despejando-a posteriormente em um recipiente grande, como uma bacia ou balde. Adicione a soda cáustica aos poucos para evitar qualquer tipo de reação negativa nesta mistura.

Depois, mexa com uma colher de pau e remova por completo as impurezas presentes no óleo, o que é possível por meio de uma peneira.

Esquente o óleo até que ele atinja uma temperatura mínima de 35º e coloque-o com cuidado no balde. Depois, adicione a soda de modo lento, porção por porção, mais uma vez para evitar qualquer reação errônea.

Misture tudo por aproximadamente 15 minutos, enquanto prepara, paralelamente, a fervura dos 4 litros de água. Quando o aspecto da mistura for mais homogêneo, desligue o fogo e finalize adicionando as quantidades necessárias de vinagre e álcool.

Por fim, ligue o fogo novamente e mexa toda a composição, que é também o momento em que você pode – e deve – adicionar os óleos essenciais e/ou corantes, caso este seja o seu objetivo. Deixe a mistura esfriar por um dia completo e, depois disso, o seu sabão líquido já poderá ser utilizado!

Sua Ideia de Negócio É Lucrativa?
Saiba quais são as 4 perguntas poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais... PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.