Scroll Top

Como iniciar um negócio de agricultura Orgânica

Você já pensou que iniciar um negócio de agricultura Orgânica pode ser o investimento que você tanto precisava para dar um bom passo na sua carreira profissional?

Com certeza você já deve saber que a agricultura tradicional o faz o uso de muitos insumos químicos para o “melhor” desenvolvimento do cultivo, assim como o uso de técnicas de melhoramento genético e também máquinas pesadas.

Todo o estilo da agricultura tradicional acaba resultando em alimentos não tão saudáveis, pois passam por muitos processos químicos durante todo o seu desenvolvimento.

Nesse artigo, você vai verificar que iniciar um negócio de agricultura Orgânica pode fazer com que o seu empreendimento consiga um bom destaque nesse mercado. Vale a pena conferir o que foi desenvolvido especialmente para você leitor (a)!

Como iniciar um negócio de agricultura Orgânica: caminhando para promover mais saúde na vida dos consumidores de maneira geral

A agricultura orgânica é uma maneira de se preocupar e cuidar da saúde das pessoas, pois é completamente livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Muitas famílias já estão procurando por esse tipo de agricultura, porque querem oferecer o que existe de melhor para os seus filhos e demais membros da casa.

Vale lembrar que além da cultura orgânica trazer uma série de benefícios para a vida das pessoas, ainda não prejudica o solo e também preserva a biodiversidade no ambiente onde se está fazendo o cultivo.

  • Princípios que você deverá conhecer para iniciar um negócio de agricultura Orgânica:
  • O solo também é um organismo vivo e por isso é fundamental evitar o seu desgaste;
  • O controle de pragas deve ser realizado apenas de maneira preventiva;
  • O uso de adubos é possível, desde que estes sejam solúveis;
  • As ervas daninhas também fazem parte do ecossistema e por isso não podem ser retiradas.
Práticas da agricultura orgânica

Toda a agricultura orgânica visa a prática de um cultivo que seja capaz de envolver fatores ecológicos, biológicos, biodinâmica e agroecológica para a maior preservação e equilíbrio das espécies.

É exatamente por esse motivo que algumas práticas são fundamentais, como por exemplo:

  • A adubação do cultivo deve ser do tipo verde, com leguminosas;
  • A minhocultura é capaz de gerar húmus que possuem vários graus de fertilidade para o solo;
  • Toda a adubação orgânica é feita através da compostagem de matéria orgânica.

O desenvolvimento da agricultura orgânica precisa ser feito com técnicas que não prejudiquem, de forma alguma, o solo e a biodiversidade de maneira geral. Além disso é necessário fazer um consumo racional da água durante a irrigação, usando até mesmo de técnicas degotejamento ou qualquer outro meio que seja interessante.

  • As principais vantagens dessa agricultura

Para você que vai estar empreendendo nesse tipo de agricultura, é possível encontrar muitas vantagens que vão desde proporcionar uma vida mais saudável para os seus consumidores, até a chance de montar um negócio realmente lucrativo, já que a procura está cada vez maior.

  • Desvantagens dessa agricultura

Como iniciar um negócio de agricultura Orgânica

É necessário se organizar muito bem, pois a produtividade acaba sendo menor do que a agricultura tradicional, justamente pela falta de alguns agrotóxicos e afins.

Os frutos também acabam sendo menores porque não usam artifícios químicos que geram uma alteração no tamanho.

Para você que está pensando em iniciar um negócio de agricultura Orgânica, saiba que esse tipo de cultivo é um pouco mais caro do que o tradicional, por isso você precisa verificar se na sua cidade ou região o seu cultivo realmente vai ter uma boa aceitação.

Atenção: O seu produto precisa receber o Selo SisOrg para que exista uma comprovação de que o mesmo faz parte de uma agricultura completamente orgânica.

Normalmente existe algumas visitas por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para avaliar se os processos produtivos estão de acordos com os princípios fundamentais da agricultura orgânica.

Como você pode verificar iniciar um negócio de agricultura Orgânica pode ser sim um dos negócios mais rentáveis para você, basta ter certeza de que na sua região o cultivo vai ter uma boa procura e aceitação.

Se você gostou e achou o conteúdo desse artigo interessante, aproveite para ler também sobre como Começar um negócio de cuidados infantis clicando aqui e tenha várias possibilidades de empreendimentos em mente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.