Scroll Top

Como iniciar um negócio de energia solar – fotovoltaica?

É impossível pensar no sucesso de uma empresa nos dias atuais sem considerar as questões ambientais. Por isso, você deve saber como iniciar um negócio de energia solar, que pode ser o empreendimento perfeito para você.

O uso de energia solar tem crescido a cada ano em todo o mundo. Com isso, tornou-se também um ótimo negócio – além de ter um grande apelo com relação à consciência sustentável.

Aliado a isso, podemos destacar ainda a economia que um sistema desse tipo pode oferecer aos clientes. Afinal, as taxas das contas de luz aumentam a cada dia.

Então, unir um serviço com apelo ambiental e que consiga diminuir os gastos com eletricidade com certeza é uma excelente ideia. Se você quer saber como iniciar um negócio de energia solar, veja o nosso passo a passo.Franquias de energia Solar no Brasil

Passo a passo de como iniciar um negócio de energia solar

Depois de muitas pesquisas e estudos, conseguimos chegar a uma maneira de captar a luz solar para gerar energia. Isso representa um grande passo na ciência e no bem-estar da humanidade.

Quando a crise hídrica é uma realidade cada vez mais comum no mundo, buscar alternativas se tornou quase uma obrigação. E felizmente chegou-se a um bom resultado: energia fotovoltaica.

Essa palavra – que ainda é desconhecida de muita gente – refere-se à energia elétrica que é abastecida exclusivamente através da luz solar.

  1. Qualifique-se:

A primeira coisa a fazer para iniciar um negócio de energia solar é se qualificar na área. Apesar de haver uma grande demanda de consumo, ainda é escasso o número de profissionais bem preparados.

  1. Entenda as diferenças:

É fundamental que você entenda muito bem a energia com a qual vai trabalhar. Podemos citar dois tipos que são muito utilizados:

  • Energia solar térmica: é o tipo de energia voltada para o aquecimento. Seu uso é doméstico, servindo para aquecimento de água de chuveiro e água sanitária, aquecimento de ambientes etc.;
  • Energia solar fotovoltaica: Geração de energia elétrica. Também serve para irrigação e alimentação de sistemas de telecomunicação.

É muito caro começar esse negócio?

Apesar de trazer inúmeras vantagens, a energia solar ainda é considerada “longe da realidade” por muitas pessoas. Mas a verdade é que é um serviço cada vez mais acessível.

O investimento inicial em mão de obra qualificada e equipamentos básicos pode ser alto, mas os gastos posteriores serão mínimos, e os lucros, bem significativos.

Sendo assim, colocando tudo na ponta do lápis, a conta não vai sair muito diferente do que abrir outra empresa qualquer. Tudo depende de seu planejamento.

  1. Planeje-se muito bem:

Criar um plano de negócios é fundamental para iniciar um empreendimento de energia solar. É quando efetivamente você vai calcular os seus gatos, e verificar em quanto tempo, em média, vai obter algum lucro.

  1. E que tal uma franquia?

Uma maneira prática de começar o seu negócio é apostando em uma franquia fotovoltaica. Assim você já terá a sua disposição um modelo de negócio, um bom plano de marketing e uma empresa com conhecimento de mercado.

Existem muitas marcas no Brasil que oferecem o serviço de franquia, e prestam todo o suporte que você necessita para colocar o seu negócio em prática – leia mais em nosso artigo Franquias de Energia Solar no Brasil.

Escolha um segmento para a sua empresa

Talvez você não saiba, mas a instalação de placas para a geração de energia solar pode ser feita de formas variadas.

Ainda que haja a intenção de expandir a sua empresa para atender a todos os tipos, é importante que você escolha um deles para começar, ou ao menos conheça as diferentes opções. Alguns dos mais populares são:

  • Sistemas de telhado;
  • Sistemas montados no solo;
  • Sistemas termossolares;
  • Sistemas montados em postes

O que eu preciso para começar a trabalhar?

Você já entendeu que para iniciar um negócio de energia solar vai precisar dominar o assunto, criar um plano de negócio e escolher o seu segmento.

Mas também é importante saber que alguns materiais são essenciais para abrir as portas de seu novo empreendimento. São eles:

  • Galpão e escritório:

Você vai precisar de um espaço para armazenar todos os materiais, que são bem espaçosos. Sendo assim, arrume um galpão de pelo menos 200m².

Tenha também um escritório onde você possa se reunir com os clientes e com a sua equipe, eventualmente.

  • Equipe:

Você também vai precisar criar uma equipe de profissionais. Para começar, engenheiro ou um eletrotécnico para assinar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – documento obrigatório para a realização de projetos.

Também precisa de uma equipe de instalação, que pode começar com 1 eletricista e 2 ajudantes para iniciar um negócio de energia solar. Procure conhecer bem as leis a respeito de seu trabalho para cumprir com todos os requisitos.

Divulgando a sua empresa: por onde começar a ganhar clientes?

Divulgue o seu trabalho entre amigos e conhecidos, faça preços especiais para começar a criar um portfólio. Não esqueça de investir nas redes sociais, que são uma ótima ferramenta de divulgação.

  • Concorrência:

Apesar de ser um dos mercados mais aquecidos, e com excelentes previsões, não há muita concorrência no mercado, o que é ótimo para você iniciar um negócio de energia solar.

  • Vantagens:

Quem trabalha com o fornecimento de energia solar recebe alguns incentivos do governo, e consegue abater alguns impostos. Embora ainda não seja o cenário ideal de trabalho, é, com certeza, um fator animador.

Então…trabalhar com isso pode me trazer lucro?

Iniciar um negócio de energia solar com certeza poderá lhe trazer bons frutos. Estamos falando de um mercado em plena expansão, e que ainda não está saturado, como a maioria dos demais.

Mas não considere que será um caminho fácil. É necessário dedicação e esforços para conseguir bons resultados. E acima de tudo, um excelente atendimento para o seu público.

Iniciar um negócio de energia solar pode representar o sucesso de sua carreira. Trabalhe com uma equipe bem preparada, e estude muito antes de começar.Franquias de energia Solar no Brasil

Fonte:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.