Scroll Top

Como montar Academia

Como montar Academia – Cada dia aumenta o número de pessoas preocupadas em cuidar da saúde e do bem-estar do próprio corpo. A humanidade evoluiu e, consigo, a preocupação com a saúde e a longevidade se tornou algo que encabeça a lista de prioridades de qualquer um. Foi-se o tempo em que beber diariamente ou fumar era algo atraente e bem visto. Campanhas antitabagismo e contra a ingestão exagerada de álcool são vistas diariamente. A conscientização se tornou algo habitual na vida das pessoas, e não só para si. As pessoas têm conscientizado umas às outras. Entre esses aconselhamentos de uma vida mais rica e saudável está a sugestão de exercícios físicos orientados em um espaço adequado, em uma academia. E esse tipo de empresa tem crescido muito com a preocupação das pessoas com o cuidado do seu bem mais precioso: a vida.

Neste artigo traremos pra você, empresário, um passo a passo de como montar academia dos seus sonhos.

– Definir o perfil de clientes
Se você vai começar a montar academia de baixo, com um início que potencialize, num futuro, expandir o seu negócio, defina um perfil de clientes a atender. Jovens, idosos, praticantes de musculação pesada, etc. São personalidades diferentes dentro de uma academia e que necessitam de um atendimento diferenciado uns ou outros. Por exemplo, se a academia for focada para praticantes de musculação pesada, o número de equipamentos deverá ser maior para atender melhor ao público, já para idosos, o número de equipamentos pode diminuir, mas o investimento em orientação de um profissional deverá ser maior. Portanto, estabeleça o perfil e comece a montar academia a partir dessa definição primária.

– Qual o tipo de academia
Academias têm deixado de ser um ambiente apenas para musculação. Muitas pequenas academias contam com serviços de massagem, fisioterapia, pilates e diversos outros. Realize uma pesquisa de mercado (que será vista no próximo item) para definir que tipo de serviços você deseja oferecer ao cliente.

– Localização e pesquisa de mercado
Antes de montar uma academia, realize uma pesquisa envolvendo diversos pontos. Os principais: ‘o interesse dos habitantes daquela zona por esportes e exercícios físicos’ e ‘o que eles realizariam numa academia’. Com essas duas perguntas, uma dúzia de respostas é trazida para como abrir uma academia na região e os serviços a serem disponibilizados.

– Equipe de trabalho
Monte uma equipe de confiança, que tenha vontade de auxiliar no cuidado com os clientes. É de suma importância orientação e foco no momento em que as pessoas manejam com pesos e aparelhos de difícil entendimento para os mais leigos. Um erro em trancar o banco ou uma quantidade de peso a mais pode complicar o corpo de quem está tentando cuidá-lo. Portanto, uma equipe responsável é indispensável.

– Equipamentos
Invista em equipamentos pontuais no início e vá complementando ao longo da caminhada rumo ao sucesso. Esteiras e uma bicicleta para os aeróbicos e aparelhos para musculação devem ser pensados numa variação de três exercícios para cada grupo muscular, além de pequenos halteres e anilhas diversas.

Veja aqui dicas do Sebrae sobre este assunto.

Sua Ideia de Negócio É Lucrativa?
Saiba quais são as 4 perguntas poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais... PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.