Como montar um salão de beleza passo a passo

Montar um salão de beleza é o desejo de muitas pessoas que trabalham na área de estética, um dos principais motivos é o fato desse ramo não ser tão atingido por crises quando comparado com outros setores. E isso se dá por conta da sensação de bem estar e satisfação que sentimos ao cuidar de nossa aparência. Por isso, é uma área que tem boa rentabilidade e só tem a crescer.

Se você está pensando em maneiras de como montar um salão de beleza, continue lendo este artigo que iremos dar algumas dicas e apresentar um passo a passo para você seguir e saber como abrir um salão de cabeleireiro.

Uma das maiores preocupações de quem deseja empreender e abrir o seu próprio negócio é o capital necessário para investir para tornar seu sonho realidade. Por isso é necessário ter um bom planejamento financeiro e um ótimo plano de negócios, assim você aumentará consideravelmente as chances de ter um salão de beleza bem sucedido.

Por isso, se você tem pouco capital e deseja montar um salão de beleza com pouco dinheiro, saiba que é possível. Tudo vai depender do seu envolvimento pessoal, e sua dedicação para fazer o seu salão dar certo.

Artigos sobre salão de beleza:

Os principais tópicos que você precisa planejar e organizar antes de montar o seu negócio são:

  • Ter em mente o investimento necessário;

  • Definir seu público alvo;

  • Escolher uma boa localização para montar o salão;

  • Boa estrutura física do local;

  • Definir os serviços que serão oferecidos;

  • Montar uma equipe com pessoas qualificadas;

  • Buscar fornecedores de materiais;

  • Fazer um bom plano de marketing para divulgação;

  • Estudar e obedecer a legislação relacionada ao negócio;

  • Criar uma tabela de preços;

  • Planejar o capital de giro dos primeiros meses;

Após analisar e organizar todos estes tópicos você será capaz de começar a montar um salão de beleza. Então vamos agora aprender um pouco mais sobre cada passo.

Tenha em mente o investimento necessário

Se você deseja montar um espaço de beleza gastando pouco, a chave para que você tenha êxito é planejar todos os gastos que serão necessários. Assim você saberá em quais etapas você poderá economizar, até chegar ao valor que você possui em mãos para abrir o seu empreendimento. Além é claro, de não ter surpresas de última hora, quando já tiver iniciado o processo de abrir seu salão.

Defina o seu público alvo

Esse é um dos pontos mais importantes no processo de abrir um salão de beleza, é a partir dele que você poderá decidir quais preços serão os seus procedimentos, quais estratégias de marketing irá utilizar, quais serão os meios de entretenimento que você terá de fornecer no salão, entre outros. Para definir qual o seu público alvo você precisa analisar:

  • Qual a faixa etária dos meus clientes?

  • O atendimento será para ambos os sexos ou apenas um?

  • Qual a classe econômica dos meus clientes?

Esses são apenas alguns tópicos básicos que você deve analisar na hora de definir seu público alvo, outros podem surgir de acordo com a região que você mora.

Escolha uma boa localização para montar o salão

Após definir seu público alvo é importante que você escolha uma localização que tenha bastante procura por esse público, e que seja de fácil acesso para eles. De nada adiantar escolher um local com um aluguel mais barato, mas que não possua um bom movimento.

Boa estrutura física do local

Essa é também uma questão que precisa de uma atenção especial. Não é preciso abrir um salão grande logo no inicio, principalmente porque pode demorar um pouco até o salão conseguir uma boa cartela de clientes, e devido a isso, fazer um investimento alto em uma sala grande é na maioria das vezes desnecessário.

Por isso, priorize montar um salão de beleza pequeno e aconchegante, em que sua clientela se sinta confortável e à vontade. Planeje uma boa decoração que atenda ao gosto do seu público, procure móveis que sejam confortáveis, e foque em um bom atendimento.

Disponibilize meios de entretenimento durante os procedimentos ou na sala de espera, tenha um bom wifi, revistas, livros, TV, entre outros. Com certeza assim você irá fidelizar sua clientela.

Defina os serviços que serão oferecidos

Você deseja trabalhar realizando quais serviços? Corte e escova, tintura, limpeza de pele, depilação? Enfim, muitas são as possibilidades dos serviços que você poderá oferecer aos seus clientes. Por isso analise todas, e defina qual você deseja disponibilizar.

Monte uma equipe com profissionais qualificados

Após definir quais os serviços que serão oferecidos, você saberá quais as especialidades dos profissionais que irão compor sua equipe. Ter uma equipe qualificada e educada, faz toda a diferença para o sucesso de um negócio.

Busque fornecedores sérios e comprometidos

Encontrar fornecedores sérios e comprometidos pode te salvar de diversas situações difíceis. Procure profissionais que atendam à entrega dos produtos dentro do prazo estipulado, e que tenham preços que condizem com a qualidade do produto oferecido.

E principalmente, trabalhe com produtos de qualidade. Se tratando da área de estética, as pessoas procuram sempre o melhor procedimento a fim de se sentirem mais belas.

Faça uma boa estratégia de marketing

Quando abrimos um negócio a maior dificuldade é conseguir conquistar a clientela. Por isso, usamos diversos meios de divulgação para atrair nosso público alvo. Ter um bom plano de marketing irá fazer toda a diferença para chamar a atenção para o seu negócio e atrair possíveis clientes. Por isso invista em diversos meios de divulgação como internet, panfletagem, instagram, entre outros.

Tenha conhecimento das normas necessárias para manter seu salão funcionando

É importante ter conhecimento de todas as normas necessárias para a liberação do funcionamento do seu salão. Isso é capaz de garantir a segurança do seu trabalho e a dos seus clientes.

Monte sua cartela de preços

Após tomar conhecimento de todos os gastos que foram necessários nos passos anteriores, é hora de montar sua cartela de preços baseados nas despesas fixas e variáveis. É com um bom planejamento financeiro que você irá garantir que o seu negocio vá adiante e sem dívidas.

Planeje o capital de giro para os primeiros meses

É essencial que você tenha conhecimento do quanto sua empresa irá precisar produzir e ter em reserva de caixa, para manter seu funcionamento nos primeiros meses. Assim você garante momentos tranquilos enquanto o seu negócio cresce.

Montar um salão de beleza é um bom negócio, porém como qualquer outro empreendimento, precisa de um bom planejamento antes de iniciar suas atividades. Após acompanhar todas as nossas dicas, você será capaz abrir o seu próprio negócio e ter sucesso com ele. Agora é só colocar tudo em prática e começar a trabalhar.

Idéias de negócios mais quentes:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.