Scroll Top

MEI – Quais os benefícios do Microempreendedor Individual

Sem dúvida alguma, o MEI tem auxiliado muitas pessoas que almejam se tornarem empreendedores de seu próprio negócio, mas, você sabe quais os principais benefícios do Microempreendedor Individual? Caso a sua resposta seja não, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

O enquadramento legal como MEI, foi criado através do governo tendo como principal objetivo fomentar todo o empreendedorismo no país, promovendo assim, uma melhor formalização dos negócios que ainda permaneciam fora da legalidade.

Dentro deste cenário, podemos dizer que é verdade que o fisco aumenta toda a sua arrecadação, mas, a grande conveniência para o Estado é conseguir ter uma ideia bem mais exata sobre todo o volume de empreendedores pelo Brasil afora.

Além disso, é importante ressaltarmos que o próprio MEI acaba levando diversas vantagens, que tal conferir algumas delas logo abaixo?

Principais benefícios do Microempreendedor Individual (MEI)

benefícios do Microempreendedor Individual

benefícios do Microempreendedor Individual

Sem dúvida alguma, tanto o Estado, quanto o MEI, acabam levando vantagens, por isso, confira agora mesmo quais os principais benefícios do Microempreendedor Individual e tenha plena certeza que essa pode ser sua melhor opção para começar o seu próprio negócio, veja:

Legalização de seu próprio negócio:

Dentre os muitos benefícios disponibilizados para o MEI, sem dúvida alguma a formalização de seu negócio é o melhor de todos, pois o mesmo possibilita com que você possa emitir notas fiscais, ter acesso ao crédito especial para pessoa jurídica em diversos bancos e aumentar toda a confiabilidade de seu empreendimento no mercado.

Facilitação da parte burocrática:

Se tornar um MEI é algo bem simples, basta você acessar o Portal do Empreendedor e seguir todo o passo a passo indicado por lá. Tudo é realizado de modo gratuito e bem rapidamente.

Vale ressaltar que quem deseja se tornar um MEI, não pode ser sócio em outra empresa, pois o MEI já sai registrado no ato, com o cadastro de CNPJ e tudo isso sem ter que editar nenhum documento na junta comercial.

Direito aos benefícios previdenciários:

Outro dentre os benefícios do Microempreendedor Individual, nada mais é do que o direito de conquistar a aposentadoria por invalidez, ou por idade, além de poder receber o auxílio doença e o salário maternidade.

Além disso, a família ainda terá o direito desde o primeiro pagamento do MEI, benefícios de pensão por morte e um auxílio a reclusão.

Isenção dos impostos:

O MEI possui a isenção nos tributos federais, vindo a pagar bem pouco pelos impostos municipais e estaduais. Para se ter uma ideia, o MEI não paga PIS, CSLL, IRPJ, IPI, COFINS e INSS patronal, enquanto paga pelo valor de R$5 reais como um Imposto Sobre Serviços (INSS), além de R$1 real como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias.

Possibilidade de contratação:

Mesmo o MEI sendo um tipo empresarial de um único titular, segundo a legislação em vigor, é permitido a contratação de um empregado para poder auxiliar no empreendimento. Neste caso, será necessário pagar ao menos um salário mínimo ou o piso de sua categoria.

Torna-se um MEI, pode ser uma grande chance de desenvolver a autoestima daqueles que estão a muito tempo dentro da informalidade, vindo a agenciar sua inclusão, permitindo com que o seu empreendimento cresça.

Agora, após conferir todos os benefícios do Microempreendedor Individual, fica mais do que nítido que essa é uma boa opção para quem almeja começar o seu próprio negócio, sendo assim, não perca mais tempo e se torne um MEI.

Veja também:

MEI – O que é Microempreendedor Individual

MEI – O Microempreendedor Individual pode trabalhar em casa?

Sua Ideia de Negócio É Lucrativa?
Saiba quais são as 4 perguntas poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais... PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.