Scroll Top

Trabalhar em casa como Freelancer

Muita gente sonha em poder trabalhar em casa e muita gente já pode trabalhar em casa. Os motivos são vários: trabalhar em casa permite mais comodidade, evita o estresse do trânsito, tem flexibilidade de horários e o dinheiro entra do mesmo jeito. A partir desse conceito surgem os trabalhadores autônomos ou freelancers.

Atualmente, trabalhar em casa como freelancer não significa apenas dinheiro extra, em muitos casos, já se tornou a única fonte de renda de várias famílias. A busca por clientes pode não ser das mais fáceis, mas após estabelecer uma boa agenda de clientes, as oportunidades são muito interessantes.

O termo “freelancer” vem do inglês e também pode ser chamado de freela ou frila. O freelancer pode atuar em diversas áreas, mas em sua maioria estão na área da comunicação, que exige apenas alguns equipamentos e bons softwares instalados no computador do profissional, assim ele pode trabalhar em casa.

Entre as dificuldades de ser um freelancer que opta por trabalhar em casa estão o encontrar clientes, a falta de segurança financeira, além de não possuir os direitos básicos dos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Trabalhar em casa como Freelancer

Trabalhar em casa como Freelancer

O freelancer trabalha com prazos, assim como os profissionais registrados, e depende de sua própria capacidade de organização para se tornar bem-sucedido ou não, especialmente ao trabalhar em casa. Esse profissional também precisa estar atento ao pagamento de impostos e, como pessoa jurídica, buscar auxílio de um escritório de contabilidade.

Como o profissional pode trabalhar em casa, é importante buscar algumas garantias para não perder clientes. Computador, internet e linha telefônica são básicos, além disso, é preciso ter um espaço para trabalhar em casa em que o freelancer não seja incomodado. Assim, o processo criativo pode fluir melhor. Trabalhar em casa como se estivesse em um escritório é uma boa tática, isso faz com que o psicológico desligue do local de descanso e foque no local de trabalho.

A Escola Freelancer realizou uma pesquisa com profissionais norte-americanos que mostra as principais profissões que optam pelo Freelancer como carreira ou para implementar a renda: Designer (20,4%), Redator (18%), Editor (10.5%), Copywriter (10.3%), Tradutor (7.6%), Web Developer (4.5%), Marketing profissional (4.3%).

Geração Y

O interesse pela área, principalmente pela possibilidade de trabalhar em casa vem aumentando à medida que a chamada Geração Y vai adentrando o mercado de trabalho. Essa geração está mais preocupada em curtir a vida e não se interessa em integrar uma empresa que lhe tome muito tempo ou faça muitas exigências. Se em outras épocas, a palavra de ordem era trabalho duro porque o trabalho dignifica o homem, para essa turma é apenas uma forma de pagar as contas.

Entre outras visões da geração, ser freelancer parece ser um excelente caminho: podem trabalhar em casa, pagam as contas, não tem um diretor ou supervisor cobrando resultados a todo instante, produzem conforme sua organização de horários e estão à disposição para novas experiências.

Empreendedorismo

O freelancer é, antes de tudo, um empreendedor. Não se distancia muito dos empresários estimulados pelo Sebrae em pequenas empresas. Parte da categoria, inclusive, possui firma aberta com esse intuito, emitem nota fiscal e faturam muito mais do que conseguiriam trabalhando formalmente, por isso a vantagem de trabalhar em casa. Em um estudo realizado pela Escola Freelancer, o valor chega a ser 45% superior. Nesse mesmo estudo, a falta de um seguro de saúde aparece como uma grande dificuldade e um ponto negativo de se trabalhar em casa.

Veja abaixo uma lista que reunimos para vocês com alguns sites para trabalhar como freelancer:

http://www.prolancer.com.br/

http://trampos.co/

http://freela.com.br/

http://www.buscafreela.com.br/

Sua Ideia de Negócio É Lucrativa?
Saiba quais são as 4 perguntas poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais... PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Trabalhar em casa disse:

    Olá Josilene.
    Para trabalhar em casa como freelancer você deve ter algum conhecimento especifico, por exemplo conhecimentos em desenvolver sites.
    Também é necessário escrever-se em um site gerenciador de projetos e de freelancer, para procurar projetos e para se disponibilizar a serviços.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.