Muitos são os indivíduos que sonham em montar o seu próprio negócio. Mas o que muda se ele for um bar? Ao montar um bar, o seu principal vilão é a concorrência, por isso, você precisa saber como destacar-se perante os outros para que conquiste uma clientela cada vez maior para o seu espaço.
Para você que quer montar bar, confira neste artigo algumas dicas:
• Tome cuidado na escolha do local para montar Bar
De todos os fatores, certamente este é o mais importante, uma vez que é uma palavra-chave para o sucesso. Se você escolher montar um bar extremamente moderno e contemporâneo em um bairro frequentado, em sua maioria, só por idosos, certamente isso não vai dar muito certo. Por outro lado, um bar em um bairro movimentado e frequentado pelos mais jovens garante um público muito mais animado para os atrativos que ele pode oferecer. E se ele estiver no caminho para casa depois daquela semana intensa de trabalho? Melhor ainda!
• Tamanho não é documento, definitivamente
Se você é um amante de bares já deve ter passado pela seguinte situação: você ficou sabendo que abriu um bar com ótimos drinks e uma decoração espetacular. Elogios não faltaram. Na hora de conhecê-lo, você até ficou surpreso: o local era pequeno, mas mesmo assim, muito aconchegante.
Quem nunca passou por isso, não é mesmo?
↪↪ Trabalhar em casa com montagem de objetos – Canetas, brinquedos e outrosPor isso, saiba que não há por que se preocupar com o tamanho do seu bar, uma vez que ninguém dá muita importância pra isso, desde que ele seja confortável e tenha lugar para todos sentarem e serem bem atendidos. Porém, caso o número de pessoas que o frequente aumente demais, ótimo: hora de promover uma reforma e ajustá-lo à demanda!
• Decoração é tudo na hora de montar Bar
Se tamanho não é nada ao montar um bar, a decoração é tudo. Isso porque, diferentemente de outros espaços que o cliente frequenta no dia a dia, o bar é aquele que ele vai unicamente para curtir e se sentir bem. Por isso, o seu bar deve oferecer um espaço bacana e que o convide a ficar lá por mais tempo – o que também aumenta as vendas.
Na hora de decorar, tudo vai depender do seu público-alvo: é mais maduro, elegante, moderno, roqueiro, jovem?
• Tenha consciência do que significa um bar
Ao montar um bar, você deve saber que ele fica aberto, pelo menos, de quinta a domingo, até horários bem tardios – das 19h às 2h da manhã, na maioria dos casos. Tenha essa consciência, afinal, dificilmente você vai agradar os seus clientes caso fique aberto só até as 23h, por exemplo. ”Quando o negócio começa a ficar bom, você fecha? ”. É isso que eles pensarão, e quem sai perdendo na lucratividade é você.
- Equipamentos para Bar
- Produtos para vender no Bar
- Conheça as obrigações legais do setor de bares e restaurantes
- Como montar Bar – Sebrae
• Atenção à contratação do bar
Os barmans, garçons e funcionários em geral devem ser considerados peças estratégicas e fundamentais na hora de montar um bar. Isso porque uma boa equipe de profissionais faz a diferença e, inclusive, é o que permite (ou não) que os seus clientes retornem. Aqui vai uma dica adicional: preferencialmente, contrate funcionários da mesma faixa etária (ou estilo!) dos seus clientes.