O maior sonho de grande parte das pessoas é poder viver do seu próprio negócio, ser o seu próprio patrão, gerenciar seus horários e suas contas. Para muitos, essa questão continua a ser apenas um sonho, algumas vezes por medo de dar o primeiro passo. Porém, com uma análise geral de mercado e “tudo na ponta do lápis” é possível sim, ter o seu próprio negócio.
O setor alimentício é o escolhido por muitos dos que decidem arriscar e se você for um pouco mais ousado, por que não montar Buffet? Esse tipo de negócio mistura alimentação com comemoração e tem tudo para ser um sucesso, basta planejar cada passo.
Antes de qualquer coisa, para montar Buffet é necessário fazer uma pesquisa de campo sobre quantas empresas do mesmo segmento existem próximas ao local onde pretende se estabelecer. Você precisa ter um diferencial de preços e serviços oferecidos para que os clientes se interessem em conhecê-lo.
Mas quanto devo investir?
Ok, você decidiu realmente montar Buffet e já está fazendo as contas para definir qual será o investimento. Um ponto muito importante é ter em mente que, além do investimento inicial em materiais para o trabalho e funcionários, você precisa contar com um dinheiro extra (o chamado capital de giro) para custos inesperados que podem surgir nos primeiros meses, enquanto o negócio ainda não se sustenta.
Como montar um buffet Dica do SEBRAE
↪↪ Trabalhar em casa com montagem de objetos – Canetas, brinquedos e outrosPense também se deseja realmente montar Buffet próprio ou adquirir uma franquia de uma marca já existente. Analise todos os fatores, como a diferença no custo entre uma opção e outra e lembre-se de levar em consideração que um Buffet próprio começará do zero e precisará fazer-se conhecido, enquanto uma franquia já tem o seu público e um modelo de trabalho pré-formatado.
Nunca se esqueça que ser o seu próprio patrão também tem suas responsabilidades. Não basta montar o negócio e trabalhar árduo somente até que ele “decole”, é necessário manter-se sempre atualizado sobre as novas tendências do segmento. Participe de palestras e reuniões e pesquise sempre para ficar por dentro das novidades do ramo. Você pode até associar-se a uma entidade especializada em oferecer apoio a profissionais como você.
Como conquistar o cliente?
Além de ficar antenado ao que está acontecendo no mercado em que atua, lembre-se que um serviço de Buffet, na maioria das vezes, significa para o cliente muito mais do que uma “festinha qualquer”, representa memórias afetivas que ele levará por toda a vida, como por exemplo, casamento, primeiro aniversário do filho, festa de 15 anos. Portanto, tenha cuidado para que nenhum detalhe solicitado pelo cliente seja esquecido.
O melhor marketing para o seu Buffet é a satisfação dos seus clientes, pois eles voltarão a contratá-lo numa próxima ocasião e ainda darão as melhores referências dos seus serviços aos familiares e amigos, ou seja, trarão mais clientes. O segredo para montar Buffet de sucesso e manter-se no mercado é esse: oferecer exatamente o que o seu cliente quer por um preço que ele pode pagar. Bom gosto e excelência no atendimento são fundamentais.