Sem dúvida alguma, o MEI tem auxiliado muitas pessoas que almejam se tornarem empreendedores de seu próprio negócio, mas, você sabe quais os principais benefícios do Microempreendedor Individual? Caso a sua resposta seja não, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.
O enquadramento legal como MEI, foi criado através do governo tendo como principal objetivo fomentar todo o empreendedorismo no país, promovendo assim, uma melhor formalização dos negócios que ainda permaneciam fora da legalidade.
Dentro deste cenário, podemos dizer que é verdade que o fisco aumenta toda a sua arrecadação, mas, a grande conveniência para o Estado é conseguir ter uma ideia bem mais exata sobre todo o volume de empreendedores pelo Brasil afora.
Além disso, é importante ressaltarmos que o próprio MEI acaba levando diversas vantagens, que tal conferir algumas delas logo abaixo?
Principais benefícios do Microempreendedor Individual (MEI)

Sem dúvida alguma, tanto o Estado, quanto o MEI, acabam levando vantagens, por isso, confira agora mesmo quais os principais benefícios do Microempreendedor Individual e tenha plena certeza que essa pode ser sua melhor opção para começar o seu próprio negócio, veja:
↪↪ Trabalhar em casa com montagem de objetos – Canetas, brinquedos e outros–Legalização de seu próprio negócio:
Dentre os muitos benefícios disponibilizados para o MEI, sem dúvida alguma a formalização de seu negócio é o melhor de todos, pois o mesmo possibilita com que você possa emitir notas fiscais, ter acesso ao crédito especial para pessoa jurídica em diversos bancos e aumentar toda a confiabilidade de seu empreendimento no mercado.
–Facilitação da parte burocrática:
Se tornar um MEI é algo bem simples, basta você acessar o Portal do Empreendedor e seguir todo o passo a passo indicado por lá. Tudo é realizado de modo gratuito e bem rapidamente.
Vale ressaltar que quem deseja se tornar um MEI, não pode ser sócio em outra empresa, pois o MEI já sai registrado no ato, com o cadastro de CNPJ e tudo isso sem ter que editar nenhum documento na junta comercial.
–Direito aos benefícios previdenciários:
Outro dentre os benefícios do Microempreendedor Individual, nada mais é do que o direito de conquistar a aposentadoria por invalidez, ou por idade, além de poder receber o auxílio doença e o salário maternidade.
Além disso, a família ainda terá o direito desde o primeiro pagamento do MEI, benefícios de pensão por morte e um auxílio a reclusão.
–Isenção dos impostos:
O MEI possui a isenção nos tributos federais, vindo a pagar bem pouco pelos impostos municipais e estaduais. Para se ter uma ideia, o MEI não paga PIS, CSLL, IRPJ, IPI, COFINS e INSS patronal, enquanto paga pelo valor de R$5 reais como um Imposto Sobre Serviços (INSS), além de R$1 real como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias.
–Possibilidade de contratação:
Mesmo o MEI sendo um tipo empresarial de um único titular, segundo a legislação em vigor, é permitido a contratação de um empregado para poder auxiliar no empreendimento. Neste caso, será necessário pagar ao menos um salário mínimo ou o piso de sua categoria.
Torna-se um MEI, pode ser uma grande chance de desenvolver a autoestima daqueles que estão a muito tempo dentro da informalidade, vindo a agenciar sua inclusão, permitindo com que o seu empreendimento cresça.
Agora, após conferir todos os benefícios do Microempreendedor Individual, fica mais do que nítido que essa é uma boa opção para quem almeja começar o seu próprio negócio, sendo assim, não perca mais tempo e se torne um MEI.
Veja também:
MEI – O que é Microempreendedor Individual
MEI – O Microempreendedor Individual pode trabalhar em casa?