Montar um banho e tosa – Segundo o Instituto PET Brasil (IPB), o faturamento do mercado PET em 2019 poderia atingir R$36,2 bilhões, um cenário bastante otimista de crescimento de 5,4% comparado ao ano anterior.
No ano de 2019, somente em cães a população de pets era aproximadamente 139,3 milhões. O que naturalmente movimenta o setor dos banhos e tosa.
Mesmo com o cenário econômico ainda em aceleração, o segmento PET se mostra uma boa opção para investir.
Como montar um banho e tosa?
Planejamento é a palavra de ordem! Agora que já sabemos que existe mercado, é importante fazer um bom planejamento para que o investimento tenha retorno.
O primeiro passo é estudar seu mercado, observe qual a melhor região para instalar o banho e tosa. Considerando poder aquisitivo, quantidade de animais na região e custos de implementar um banho e tosa nessa localidade.
Muitas vezes o desejo de fazer dar certo te faz pensar que a rua principal do bairro terá mais sucesso, enquanto o custo de se colocar em uma rua menos movimentada é menor.
Você poderia compensar a localização oferecendo o serviço de buscar e deixar o PET em casa. Um diferencial que oferece comodidade e aumenta o volume de clientes sem custar tanto quanto um aluguel caríssimo.
Portanto, o primeiro passo para o negócio é analisar seu capital para investimento e o cenário da sua região. Visando acertar na escolha de seu ponto e nas estratégias para atrair cliente.
Veja também esta ideia de negocio para pets:
Contratação de equipe qualificada
Um aspecto muito importante na hora de montar seu banho e tosa é contratar profissionais qualificados.
Tendo em vista que é preciso lidar com os animais de estimação das pessoas. E que cada animal apresenta um comportamento, porte e necessidades no atendimento. Por isso, ser qualificado fará grande diferença nesse momento.
Uma vez que, é preciso conhecer a pelagem do animal, saber lidar com seu temperamento e executar um trabalho que agrade o dono do PET.
Portanto, é preciso contratar profissionais que possam te auxiliar na atividade de banho e tosa para que consiga atender bem uma grande quantidade de animais por dia.
Preciso saber dar banho e tosa para abrir meu espaço?
Sim! Mesmo que você não tenha a intenção de atuar diretamente no banho e tosa dos animais, precisa saber como fazê-lo.
Dessa forma, não ficará preso somente a parte administrativa do seu negócio e dependente de sua equipe.
Afinal, o seu negócio precisa poder funcionar se o funcionário no qual confia precisar faltar ou adoecer. Portanto, mesmo o empresário que é somente investidor no ramo e tem um braço direito que atua no banho e tosa precisa ter noções básicas de como funcionar sem o colaborador.
De maneira que o negócio possa sobreviver a uma briga entre os sócios ou a demissão desse colaborador. Por isso, toda a equipe de um banho e tosa precisa estar bem treinada para cumprir todas as funções da empresa em caso de necessidade.
Especialmente se a empresa vai iniciar com um investimento baixo e apenas um número reduzido de profissionais envolvidos.
Se todos sabem atender bem os clientes e cuidar impecavelmente dos animais, a tendência de que o sucesso chegue rapidamente é maior. Uma vez que a equipe é bem preparada para atender as demandas dos clientes, sem depender somente de uma pessoa para isso.
Diferencie seu negócio
Existem centenas de empresas de banho e tosa espalhados por cada cidade do país. Qual será o diferencial da sua empresa?
Esse é um aspecto que deve ser pensado e considerado durante todo o processo para montar seu negócio. Seja oferecendo serviço para pegar e deixar o pet em casa ou qualquer outro diferencial.
É importante sempre sair do básico e se você pensa que “qualidade e segurança para os animais” é o diferencial do seu negócio, saiba que não é!
Toda empresa precisa ser comprometida com a qualidade e segurança dos serviços que presta. Portanto, esse não é um diferencial competitivo que atraia seus clientes.
Escolha um ponto comercial e organize suas finanças
Para abrir seu negócio, você deve estar pautado no plano de negócios. Com base nele e observando os recursos disponíveis, escolha seu ponto comercial.
Lembre-se que o banho e tosa deve ser bem localizado para que as pessoas tenham facilidade de levar e deixar os animais para o banho.
Por isso, ruas mais movimentadas ou próximas de áreas centrais são boas opções. Além disso, você deve investir em boa aparência do espaço.
Para que a imagem da sua empresa passe credibilidade e segurança para os tutores dos animais. Se a empresa tem aspecto sujo ou desleixado isso diminui o desejo de deixar o animalzinho sob a responsabilidade do banho e tosa.
Continue estudando e se atualizando
Se você quer uma empresa de sucesso, não pode parar de estudar e se profissionalizar. Por isso, para abrir seu banho e tosa conte com os conhecimentos do curso Banho e Tosa EAD.
Por ser um curso completo, você certamente irá aprender muito sobre banho e tosa. E caso já tenha expertise no mercado, conseguirá se atualizar.
Assim, poderá mudar algumas práticas em seu espaço para atrair mais clientes e garantir sucesso.
Tendo em vista que o curso ensina vários aspectos importante. Que te preparam desde a abertura do negócio até seu pleno funcionamento.
Portanto, quem não começou a funcionar ainda ou quem já está em atuação tende a se beneficiar. Por ser um curso completo e que pode ser feito a distância. O que facilita o cotidiano de quem trabalha e precisa estudar em horário mais flexível.
Por ser totalmente EAD, o curso pode ser feito no melhor horário do seu dia e é fácil de acompanhar.
Além disso, o investimento é muito baixo para ter acesso a todo o material disponibilizado ao longo do curso. Garantindo que você adquira novos conhecimentos sem precisar pagar caro por isso.
Dividido em 10 módulos o curso tem tudo que você precisa saber sobre como montar um banho e tosa de sucesso. Confira hoje mesmo e comece a estudar para se destacar nesse nicho.